Foi gol ou não? Com nova tecnologia, futebol tenta acabar com as dúvidas em campo

Postado em

Copa do Mundo do Brasil deve ser o primeiro evento a implantar o sistema que auxiliará juízes.

Um novo sistema promete acabar com as dúvidas sobre lances duvidosos no futebol.

Um sistema de câmeras, desenvolvido pela empresa britânica Hawk-Eye Innovations pretende revolucionar o futebol com sua tecnologia de monitoramento e triangulação da bola, não deixando dúvidas se ela realmente cruzar a linha do gol.

Mas ainda não será dessa vez que um sistema tecnológico auxiliará o juiz durante a partida. Por enquanto, o recurso não será usado para resolver disputas durante o jogo entre os dois países, pois o sistema ainda está em fase de testes. Os dados serão analisados por cientistas após o jogo, antes que os dirigentes do futebol decidam no dia 5 de julho se essa tecnologia será adotada ou não.

Agora é com os cartolas

A decisão está nas mãos da International Football Association Board (IFAB), o órgão que regulamenta as regras do futebol. A FIFA já fez testes anteriores com tecnologias semelhantes na Copa do Mundo Sub-17 do Peru, em 2005, e no Mundial de Clubes do Japão, em 2007. Em ambos os casos a entidade descartou o uso da tecnologia, alegando que ela não era precisa o suficiente.

Mas um erro na copa do mundo de 2010 forçou o presidente da FIFA, Joseph Blatter, a rever sua posição e definir um prazo para sua implantação: a Copa do Mundo do Brasil, em 2014. A IFAB solicitou no ano passado a apresentação de projetos por parte das empresas interessadas, e outros testes já estão sendo feitos.

 

Fonte: Wired e TecMundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s